28 junho 2006

Sobre Santa Sarah


Santa Sarah Kali
Santa Sarah é considerada pela maioria dos clãs ciganos a sua padroeira, a sua protetora, a sua defensora e mediadora junto de Deus. Também entre os meios gadjôs (não-ciganos) é esta santa bastante cultuada, sendo ou não admiradores da cultura cigana estes devotos. Prova disso é a grande peregrinação a região de Camargue, na França, em Les Saintes Maries de La Mer que anualmente ocorre durante o mês de Maio, quando no dia 24 e 25 é comemorado o dia de Santa Sarah. E isso a despeito do fato de Santa Sarah não ser reconhecida como santa pela Igreja Católica.Reza a lenda que Santa Sarah era uma escrava de origem egípcia, pertencente a José de Arimatéia e que junto de Maria Jacobé, Maria Madalena, Maria Salomé e Trofino tenham sido atirados ao mar em um barco sem remos ou provisões. Todos desesperaram-se mediante tal situação, enquanto Sarah clamou por Deus e à assistência divina, prometendo a Cristo que cobriria sua cabeça, em sinal de respeito, com um diclô (lenço) enquanto vivesse. Nascendo daí a tradição de que as mulheres casadas ciganas usem o diclô em reverência a união abençoada do matrimônio.Tendo, pois, aportado em segurança, às margens do Rio Ródano, atualmente a região de Saintes Maries de La Mer, cumpre Sarah a sua promessa. Também conta o mito de que Sarah, por sua intercessão, foi liberta por José de Arimatéia e dedicou seus dias ao cuidado para com os necessitados e enfermos e a pregar os ensinamentos e a doutrina cristã.A mitologia cristã de Santa Sarah foi unida a crença na deusa Hindu Kali, que em Romany(língua cigana) quer dizer “negra”, dada a sua origem egípcia. Daí surge a tradição das oferendas de alimentos, incensos e flores a esta santa, além das velas comuns a religião católica.É comum que nas casas e tendas ciganas exista um altar dedicado a Santa Sarah, destinado aos pedidos, às orações, a proteção do lar e da família, a prosperidade, bem como para que as energias positivas estejam sempre presentes. E nas slavas, festas religiosas, Santa Sarah ocupará o centro da mesa do festejo, em destaque, junto do manrô (pão), sal, frutas, água, vinho, tchaio (chá cigano) e flores, que posteriormente serão consumidos pelos convivas, imantados pelas melhores energias.
O Altar para Santa Sarah
Cada item que consta no altar a Santa Sarah tem uma significação especial, sendo que este significará a sua ligação com as energias superiores, com o Altíssimo. Em lugar sossegado de sua casa, utilize-se de uma toalha clara que simbolizará a pureza de sentimentos, pão (fartura), sal (defesa energética), vinho tinto (celebração da vida e saúde), água potável(descarrego de energias pesadas, bem como a representação do elemento água), chá cigano(fertilidade), 03 moedas (prosperidade), incensos (representação da energia do ar e do fogo), velas (fogo e ligação com o Divino), flores (doçura, paz) e frutas (especialmente maçã – que simboliza o amor em geral). As imagens são opcionais, bem como a utilização de punhais (abertura dos caminhos e corte de influências negativas) e dos cristais e pedras (potencializadores das energias positivas). Todos os elementos do altar deverão serem descartados antes que se estraguem ou assim que forem utilizados (como no caso do incenso e das velas).
ORAÇÃO DE SANTA SARA KALI
Sara, Sara, Sara, fostes escrava de José de Arimatéia, no mar fostes abandonada (pedir para que nada nos abandone: amor, saúde, felicidade, fé, amigos, dinheiro...).Teus milagres no mar se sucederam e como Santa te tornastes; à beira do mar chegastes e o ciganos te acolheram. Sara, Rainha, Mãe dos Ciganos, ajudaste e a ti eles consagraram como sua protetora e mãe vinda das águas. Sara, Mãe dos Aflitos, a ti imploro proteção para o meu corpo, luz para os meus olhos enxergarem até no escuro (pedir forças para os seus olhos, vidência), luz para o meu espírito e amor para todos os meus irmãos, brancos, negros, mulatos, enfim, a todos os que me cercam.Aos pés de Maria Santíssima, tu, Sara, me colocarás e a todos que me cercam para que possamos vencer as agruras que a terra nos oferece.Sara, Sara, Sara, não sentirei dores nem tremores, espíritos perdidos não me encontrarão e assim como conseguistes o milagre do mar, a todos que me desejarem mal, tu com as águas me fará vencer (quando a pessoa não está bem e querendo resolver algo muito importante, nesse momento, beber três goles de água).Sara, Sara, Sara, não sentirei dores nem tremores e continuarei caminhando sem parar, assim como as caravanas passam, no meu interior tudo passará e a união comigo ficará; e sentirei o perfume das caravanas que passam deixando o rastro de alegria e felicidade. Teus ensinamentos deixarás!Amai-nos Sara, para que eu possa ajudar a todos que me procurem, ajudados pelos poderes de nossos irmãos ciganos. Serei alegre e compreensiva(o) com todos os que me cercam.Corre no Céu, corre na Terra, corre no Mundo e Sara, Sara, Sara, estará sempre na minha frente.Assim como os ciganos pedem: Sara fique sempre na minha frente, sempre atrás, do lado esquerdo, do lado direito.E assim dizemos: somos protegidos pelos ciganos e pela Sara que me ensinará a caminhar e a perdoar.

Nenhum comentário: