28 junho 2006

Sobre Dança Cigana


A Dança Cigana

A dança cigana praticada tanto por mulheres, quanto homens é hoje uma mistura da danças de vários povos (espanhóis, árabes, hindús, russos, eslavos, etc), com os quais os ciganos tiveram contato, somados aos seus próprios elementos de bailado. A dança foi aperfeiçoando-se e ganhando mais e mais elementos, adquirindo assim um caráter único e incomparável.
Dentro do bailado cigano é priorizada tanto a feminilidade às mulheres, bem como a masculinidade aos homens dentro de cada estilo musical, de acordo com a procedência do cigano. É também um estímulo a sensibilidade, já que, o cigano dança expondo as suas emoções e sentimentos, expressando-os através de seu balé, encantando as platéias do Mundo todo com sua expressividade.
Fornece assim aos seus praticantes uma forma agradável de equilíbrio entre o corpo e a mente, aliando a atividade física ao trabalho positivo das emoções e da sensibilidade. Além da beleza da arte da dança cigana que, por si só, já é grandiosa.

Os Instrumentos na Dança Cigana

Em se tratando de dança cigana podemos observar o uso da vários instrumentos agregados ao bailado., variando de acordo com a procedência deste mesmo bailado. Estes instrumentos podem ter um caráter ritualístico ou não dentro da cultura cigana, representando sim, uma mensagem a ser passada seja ela emocional ou mística. Os mais comuns instrumentos que encontramos são:


- Cesto
- Tacho
- Véu
- Lenço
- Flores
- Pandeiros
- Espadas
- Punhais
- Xale
- Leques
- Incensos


O mais importante, no entanto, é frisar que a dança cigana pode ser praticada por adultos, crianças ou idosos já que facilmente adapta-se aos critérios de seus praticantes. É finalmente capaz de transmitir a beleza, a alma, a alegria da contagiante arte dos ciganos! Optchá!
(Lyanka Alexys)

Nenhum comentário: