13 agosto 2009

A TRAJETÓRIA CIGANA



Os ciganos, ao longo de sua história, passaram por várias partes do mundo, dividindo-se em grupos, pois desde que saíram do Noroeste da Índia até chegaram à América, muitas foram as rotas e os destinos estabelecidos por este povo essencialmente nômade.

Atualmente, sabe-se que do Noroeste da Índia, os ciganos foram rumo ao Paquistão e dali seguiram para o restante da Ásia e para o Leste da Europa. Porém um grupo não saiu dessa região, tendo ficado no Deserto de Thar no Rajasthan, formando o clã conhecido atualmente como Banjara

Saindo dessa região os ciganos seguiram sua trajetória dando origem a outros grupos ciganos, subdivididos em clãs.

Socialmente são divididos em três grandes grupos: os ROM, os CALÓN e os SINTI, e estes se dividem em clãs menores, de acordo com suas famílias, cidades por onde passaram, ou mesmo por atividades desenvolvidas.
Historicamente, o primeiro grupo a se formar é o grupo ROM, mais numeroso mundialmente, atingindo os ciganos orientais, desde sua origem até a grande maioria dos ciganos europeus e de parte da Ásia.
Seguindo a rota cigana, alguns grupos conseguiram chegar ao Leste Europeu, atingindo uma das regiões mais frias do mundo: a Rússia. Exata situação torna-se o grande marco da história cigana, sendo um divisor de águas histórico-cultural, pois uma parte dos ciganos que saíram da Índia seguiram viagem rumo ao continente europeu por completo, outra parte voltou às origens. Mas os ciganos não andam em linha reta, eles vão passando por todos os lugares que vêem a possibilidade de trabalho, sendo assim passam pelo oriente,indo do Kasaquistão, Arábia, Turquia, Paquistão, até à parte Norte da África, na região do Egito e retornando a Índia
Os que voltaram a Índia, ficaram fazendo rotas no deserto do Rajasthan, esses ciganos são conhecidos como os Kalbelyias, Bopa, Dhoad, Bengali ,os Banjara etc.. e são chamados de Dom ou Domari.
Continuando a trajetória dos que seguiram para a conquista da Europa, os ciganos chegaram até a ponta oeste européia: a Península Ibérica. Neste ponto ocorreram dois fatos importantes: alguns ciganos passaram a fazer apenas rotas dentro da península, principalmente em regiões portuárias de Portugal e Espanha, dando origem ao grupo KALÓN. Outra parte do grupo voltou ao centro da Europa, vivendo nas regiões da Inglaterra, França, Alemanha, Itália, formando o grupo mais novo e menos numeroso dentre os povos ciganos: o grupo SINTI, caracterizado basicamente por receber influências dos outros grupos.
Assim se formaram os três grandes grupos ciganos e estes foram se dividindo em clãs, de acordo com suas necessidades e atividades.
A chegada dos ciganos ao Brasil

O Brasil foi colonizado por Portugal, em Portugal e Espanha existiam disposições régias proibindo entrada de ciganos em Portugal e que aqueles que lá estavam, se intentassem manter seus modos de vida e sua língua, deviam ser presos e expulsos para o Brasil. E assim se deu, muitos ciganos Kálons foram deportados para o Brasil nessa época.
Os Rons e Sinti começaram a chegar ao Brasil na época da abolição dos escravos, onde muitos imigrantes vinham em busca de trabalho, intensificando na época do Nazismo, onde muitos ciganos fugiram da Hungria, Romênia, Alemanha, Polônia, Rússia clandestinamente vindo pro Brasil.
Dessa forma, observa-se que os ciganos conquistaram todo o mundo de forma pacífica, levando a alegria e os encantos de sua cultura e suas tradições a todos que os aceitam como o são.
Texto de Dora Kavinsky, revisão Kalissa Aléxis

Nenhum comentário: