17 julho 2006


Trechos da entrevista com o cigano Lourenço Ferraz do Grupo de Dança Cigana Amor Cigano De Florianópolis - Santa Catarina.
Alma cigana: Como é a violência que vivemos hoje em dia para povo cigano?
Lourenço Ferraz: os ciganos são os únicos povos na história que nunca fizeram guerras, nunca lutaram por terras, e nem com seus irmãos, nunca mataram em nome de Deus, mas nos mataram em nome dele. Queimaram nossas mulheres e jovens nas fogueiras da inquisição, escravizaram nossos homens nas gales dos navios, e na moldavia. Na segunda guerra mundial meio milhão de ciganos foram mortos nos campos de concentração e no entanto continuamos a cantar, dançar e a pregar o amor.
Alma cigana: O que representa a Taça para os ciganos?
Lourenço Ferraz: Através de símbolos, todo o manancial de encanto e magia pode se revelar com a dança cigana. E essa alquimia transforma em respeito as mais antigas e sagradas tradições, num clima envolvente de fascínio e mistério. O cálice simboliza a sabedoria e o conhecimento da verdade, derramando honras ao Divino, como um sacrário que habita em cada um de nós.
Alma Cigana: Fale sobre o seu grupo de dança.
Lourenço Ferraz: o nosso grupo de dança Amor Cigano de Florianópolis, que é coordenado por mim Lourenço Ferraz, é o único grupo no estado de Santa Catarina, a ser apoiado pelo Centro de Tradição Cigana do Brasil, que e filiado a UNESCO (União Cigana do Brasil), filiada a ONU e a INTERNACIONAL ROMA FEDERATION, que tem por objetivo resgatar e valorizar a saga e a cultura de um povo através da dança.
O Sr. Lourenço Ferraz é filho do cigano Jorge Nicoli - Presidente do centro de tradiçao cigana do Brasil
(kalissa -12/07/06)

Nenhum comentário: