28 junho 2006

Machismo Cigano?


Machismo Cigano
O dito machismo entre as culturas ciganas é assunto bastante polêmico... Bom, o que podemos dizer é que, na maior parte das vezes, esta afirmação é verdadeira.
O homem ocupa a função de patriarca, de chefe da família, na maioria dos grupos ciganos, sendo que deve ser respeitado como tal. À mulher cabe o cuidado para com os filhos e o marido, assim como os afazeres domésticos. E, olhando por este prisma, realmente veremos a sociedade cigana como extremamente machista.
No entanto, ao encararmos por um outro ângulo veremos que também cabe ao homem cigano proteger a família, assim como ser o braço forte no âmbito familiar. Também este homem deverá ser a sua esposa não só fiel, como também ser seu apoio e segurança. Às mulheres cabe o papel de transferir ao marido e aos filhos a docilidade feminina, assim como incentivar o companheirismo e o amor familiar.
Vamos dizer que os papéis são muito bem definidos entre homens e mulheres e, que, de certa forma, pode-se concluir que o dito machismo cigano pode apenas tratar-se de uma questão de ponto de vista.
E você... O que pensa sobre isso?
(Lyanka Alexys)

Nenhum comentário: